Bem, como reticências é um recurso que gosto muito de utilizar em meus escritos, decidi postar algo sobre esse tipo de pontuação, suas regras e aplicações. Espero que gostem.
(Rahna)
- - - -
Reticências é um sinal de pontuação que marca uma interrupção, indicando uma suspensão na melodia frásica. São usadas para:
- Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.
Exemplos:
- Indicar que uma ação ainda não acabou.
Exemplos:
- Transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia,…
Exemplos:
- Indicar uma ideia que se prolonga, deixando que a conclusão do sentido da frase seja feita conforme a interpretação pessoal dos leitores.
Exemplos:
- Realçar um palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma.
Exemplos:
- Indicar uma interrupção nos diálogos, provocada pelo próprio emissor ou provocada pela interferência de algo ou alguém na fala do emissor.
Exemplos:
- Indicar que uma citação está incompleta, havendo partes da mesma que não foram transcritas.
Exemplos:
Uso de letra maiúscula ou minúscula depois das reticências
Deverá ser usada letra maiúscula se a ideia expressa antes das reticências estiver concluída, mesmo tendo sido concluída com um sentido vago, havendo novo início de frase, com transmissão de uma nova ideia.
Exemplos:
Deverá ser usada letra minúscula se a ideia expressa antes das reticências não estiver concluída, sendo retomada na continuação da frase.
Exemplos: